terça-feira, 25 de setembro de 2012

Review do Making-Of do Casal Layla e Arthur

Olá amigos;

Meu nome é Marcos Alexandre Ferreira, sou produtor da TV Pirapetinga e hoje quero revelar todos os segredos de como foi feita a super produção do making-of de casamento de Layla e Arthur. Veja abaixo esta super produção e veja como foi feita.

O making-of, bem como a produção do casamento foi feita em parceria da TV Pirapetinga Produtora e Studio Digital Carlos Otávio.



A locação escolhida foi o Rancho Oggioni, localizado na estrada Pirapetinga/Estrela Dalva em Minas Gerais.

O tempo total para realizar esta super produção foi de 20 dias, 5 dias de planejamento, 4 dias para escrever e revisar o roteiro, 1 dia inteiro para as gravações 8 dias para a pós-produção e 2 dias para preparar e gerar os arquivos que rodaram nas TV's dentro da Festa e este aqui da Internet.

No total, 9 pessoas participaram da realização do making-of, 3 pessoas ligadas ao Rancho Oggioni que gentilmente nos cederam este espaço maravilhoso, Eu (Marcos Alexandre Ferreira), Carlos Otávio, Niles, Emiliana e obviamente o casal Layla e Arthur.

Os equipamentos usados foram:

  • Produção
    • Câmera Canon EOS T3i (600D);
    • Lente Canon EF 16-35mm L II USM;
    • Filmadora Panasonic TM-700;
    • FIlmadora Sony VG-10;
    • Refletores de Iluminação;
    • Monopés e Tripés;
  • Pós-produção
    • iMac 21,5'' da Apple;
    • Final Cut Pro X;
    • S-Curve da Cinelook;
    • Magic Bullet Looks 2 da Red Giant;
    • Cinestyle da Technicolor;
Foram utilizados equipamentos com orçamento superior a 25 mil reais na produção e pós-produção do making-of.

A maquiagem, cabelo e arrumação ficou por conta de Emiliana Fernandes do Salão Oficina de Beleza e a trilha sonora escolhia por Marcos Alexandre Ferreira foi da Banda Savage Garden Truly Madly Deeply.

O roteiro conta a história do casal que chega para se arrumar para o seu casamento. Enquanto a noiva está se maquiando começa a ter flashbacks dos momentos vividos com o seu noivo, ao terminar as lembranças ela já está maquiada e vai colocar o vestido para viver intensamente o seu grande dia.

Veja algumas fotos do making-of:

Chegando para se arrumar
Chegando parda se arrumar
Noivo se arrumando
Noivo se arrumando
Noiva se maquiando
Noiva se maquiando
Noiva tendo flashback
Noiva tendo flashback
Noiva tendo flashback
Noiva tendo flashback
Noiva tendo flashback
Momento em que termina o flashback
Noiva se arrumando
Noiva se arrumando
Noiva saindo para o Casamento


As gravações

No mesmo dia foram gravadas as cenas do noivo se arrumando, a noiva se maquiando e se arrumando e os flashbacks. Toda a gravação foi feita com muita dedicação de toda a equipe e claro com muita descontração.

Layla não queria que Arthur a visse vestida de noiva, nossa equipe teve que gravar primeiro a cena do casal chegando para se arrumar com traje fino, logo após fizemos a gravação das cenas de flashback com o casal com roupas casuais, em seguida fizemos as cenas do noivo se arrumando para que ele fosse embora e não visse a noiva. Por último fizemos as cenas da noiva se maquiando e se arrumando.

Como foi feito

Como revelamos acima, gravamos em um único dia e a pós-produção foi feita em 8 dias. Na pós-produção selecionamos e organizamos as imagens, fazemos os cortes (edição), inserimos a trilha (áudio), corrigimos as cores, aplicamos efeitos, enfim, fazemos com que a imagem, roteiro e áudio tenham armonia, contem a mesma história. Veja abaixo as imagens da forma que foram capturadas e tratadas.

Color grading dos noivos chegando

Imagem como foi capturada com Cinestyle

Imagem com LUT (S-Curve) aplicado

Imagem com color grading feita com Magic Bullet Looks 2
Color grading da maquiagem da noiva

Imagem como foi capturada com Cinestyle

Imagem com LUT (S-Curve) aplicado

Color grading de suavização de pele com Magic Bullet Looks

Color grading com Magic Bullet Looks)


Color grading do flashback

Imagem como foi capturada com Cinestyle
Imagem com LUT (S-Curve) aplicado
Color grading com aspecto de flashback com Magic Bullet Looks

Color grading noiva se arrumando

Imagem como foi capturada com Cinestyle

Imagem com LUT (S-Curve) aplicado

Color grading com Magic Bullet Looks

Espero que vocês tenham gostado e tenham percebido como a pós-produção é importante para o seu evento. Obrigado por lerem e até o próximo.

Marcos Alexandre Ferreira
Produtor TV Pirapetinga
marcosalexandre@gmail.com

Para contratar TV Pirapetinga Produtora
tvpirapetinga@gmail.com ou (32)9942-6311


Making-of
Layla Cristina P. Costa
Arthur C. Jardim

Trilha Sonora
Savage Garden - Truly Madly Deeply

Locação
Rancho Oggioni

Maquiagem
Emiliana Fernandes - Oficina de Beleza

Câmeras
Marcos Alexandre Ferreira
Niles P. da Silva Gonçalves
Carlos Otávio

Roteiro e Direção de Fotografia
Marcos Alexandre Ferreira

Produção e Pós-produção
Marcos Alexandre Ferreira







quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Momento HD: Estrela Dalva - Cores e Sonhos

Caros amigos;

Vamos tentar mostrar para vocês todo o processo de produção e pós-produção dos nossos vídeos. Como o primeiro, escolhemos o vídeo da Série Momento HD, Estrela Dalva - Cores e Sonhos.



Vamos começar pelo título: Estrela Dalva - Cores e Sonhos, escolhemos este título com o objetivo de chamar a atenção do telespectador para as cores do filme.

Os takes foram gravados nas perspectivas que o telespectador está acostumado a ver, a igreja, o coreto, a praça, as ruas de Estrela Dalva são vistos nestes ângulos que filmamos todos os dias por inúmeras pessoas, ao ver o filme o local é identificado rapidamente. O que buscamos neste filme foi encantar o telespectador através das cores, não as mudamos, somente alteramos a forma de como a luz as transforma.

As imagens foram gravadas como uma canon T3i (600D) e a lente que vem no Kit (EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II). Filmamos a praça, igreja, rua em frente a praça, prédio da prefeitura, coreto e obviamente as flores e árvores do jardim. Foram usadas técnicas de pan, tilt, foca-desfoca com takes em Plano Geral, Close-up e Detalhe.

Importante dizer que todas as cenas foram feitas com o Picture Style da Technicolor especialmente criado para as DSLR's da Canon, o CineStyle Profile. O Cinestyle aumenta o Dynamic Range da câmera, a imagem é lavada, sem contraste e saturação, o que permite uma correção de cor mais eficiente na pós-produção. Segue o link para quem tem uma canon e quer usá-lo, é gratuito: http://www.technicolor.com/en/hi/theatrical/visual-post-production/digital-printer-lights/cinestyle

A pós-produção foi feita no Final Cut Pro X usando os plugins S-Curve (LUT) da cineLook e o Magic Bullet Looks 2 da Red Giant.

Veja abaixo algumas imagens sem e com a pós-produção feita por Marcos Alexandre Ferreira.

Sem pós-produção

Com pós-produção


Sem pós-produção

Com pós-produção

Sem pós-produção (Torre da Igreja e o céu super expostos à luz)

Com pós-produção (Correção da exposição da torre da Igreja e do céu)

Sem pós-produção
Com pós-produção. Nesta imagem podemos ver todo o poder da correção de cores.

Para finalizar, vou postar imagens de um dos takes deste vídeo. O primeiro é a imagem original, da forma que foi filmada com o CineStyle, o segundo é com a aplicação LUT e o terceiro é com correção de cores.
Cinestyle

LUT

Correção de Cores

Muito obrigado por acompanhar, espero que vocês tenham gostado e até o próximo making-of das nossas produções (é segredo, mas é um making-of de casamento).

Marcos Alexandre Ferreira
TV Pirapetinga


Locação:
Estrela Dalva-MG

Equipamentos:
Cano T3i (600D)
Lente EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II

Softwares:
Final Cut Pro X
Cinelook (S-Curve)
Magic Bullet Looks 2

Imagens, Edição e Correção de Cores
Marcos Alexandre Ferreira

Direção
Marcos Alexandre Ferreira